top of page

PLAN-VALE AVANÇA NA PRESERVAÇÃO DO VALE DOS VINHEDOS

Foto do escritor: Foco 360Foco 360

O Plano de Gestão e Desenvolvimento da Paisagem do Vale dos Vinhedos (PLAN-VALE) está avançando  na forma como Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul planejam e preservam um dos destinos turísticos e culturais mais importantes do Brasil. Iniciado em agosto de 2024, o projeto busca unir sustentabilidade, identidade cultural e planejamento urbano para promover o desenvolvimento da região.


Com uma metodologia colaborativa, o PLAN-VALE está alinhando esforços entre prefeituras, especialistas, comunidade local e instituições como o Museu do Imigrante e o Ministério Público. O plano já estabeleceu marcos importantes, como a delimitação territorial do Vale, representando 70% em Bento Gonçalves, 25% em Garibaldi e 5% em Monte Belo do Sul, além de iniciar um amplo levantamento cultural e histórico da região.


Ações iniciais:


  • Criação de um blog oficial: Uma ferramenta interativa para que a população acompanhe o progresso do projeto, com acesso a documentos e uma linha do tempo mostrando cada etapa do plano.


  • Pesquisa de mobilidade sustentável: Estão sendo realizadas coletas de dados para entender os fluxos da região e melhorar o acesso ao Vale.


  • Engajamento da comunidade: Os municípios estão formalizando equipes multidisciplinares para colaborar no desenvolvimento do projeto, com o envolvimento de universidades, ONGs e outros parceiros estratégicos.


  • Pesquisas e levantamentos locais em nível de preservação, identidade, paisagem e pessoas: levantamento de campo e cartorial é fundamental nesta fase com objetivo de aproximar intenções com dados territoriais.


O PLAN-VALE reforça o compromisso dos municípios com a preservação de um patrimônio único e o desenvolvimento sustentável da região. Para acompanhar os detalhes do projeto.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page